A Palavra de Deus em Família - 26/03/23 - João 11,1-45. A ressurreição de Lázaro.
A fé familiar e comunitária na ressurreição promove a justiça, a vida. Como diz Paulo: Se alguém não possue o Espírito de Cristo morre, porque vive no egoísmo, conforme a carne e não pertence e nem promove a vida, mas a morte (cf. Romanos 8,9-11)
No evangelho de João Jesus é a Palavra, o Verbo de Deus que cria, ressuscita, dá a vida e nos liberta da morte, isto é, da não existência que não existe.
Com a fé, para os que acreditam em Jesus, na Palavra do Pai, a morte não existe, a vida não é tirada, mas transformada (exéquias católica).
Porém o evangelho de hoje vai mais além, vai da fé individual para a dimensão da fé Comunitária. Lázaro já está morto, mas as suas duas irmãs acreditam em Jesus que por sua vez ama Lázaro.
O amor de Jesus e a fé das duas irmãs movem, comovem o próprio Jesus que através de sua Palavra ordena Lázaro sair da morte para a vida.
Quem acredita em Jesus já faz comunidade de fé com Ele, com Deus Trino e com os irmãos aqui na terra e assim promovem a vida para todos.
O egoísmo, ao contrário, manifesta e promove a morte, a fome, a miséria, o ódio, a mentira, a divisão da família, da sociedade em classes de poder e todo tipo de males para o ser humano e para a natureza em geral.
Das profundezas clamamos a vós, Senhor (Salmo 129,1): Coloca, Senhor, em nós o vosso Espírito Comunitário para que possamos viver e promover a vida (cf. Ezequiel 37,12-14).
Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário