A Palavra de Deus em Família - 02/04/23 - Mateus 21,1-11. Domingo de Ramos. Início da Semana Santa. Baltazar Dias
"Jesus e seus discípulos se aproximam de Jerusalém e,
como de costume, se instalam no povoado Betfagé no monte das Oliveiras
veiras" (Mt 21,1).
Conforme o nosso irmão nas Santas Missões Populares, Pe. Luiz
Mosconi, o Monte das Oliveiras, já fora dos muros de Jerusalém, é, naquela
época, o dormitório dos pobres, onde mendigos passavam a noite. Jesus e seus
discípulos escolhiam viver entre os pobres e conviver com estes.
É com estes e no coração destes que Jesus planta a esperança
da mudança em tempos melhores do Reino de Deus que se aproxima com a chegada
Dele e de seus discípulos inclusive em Jerusalém, a capital do poder político,
econômico, religioso e militar.
Jesus, ao longo de sua escolha de convivência com os pobres
entende que é chegado o dia de celebrar a esperança de libertação política,
econômica e religiosa, bem como a salvação profética escatológica com este
povo, salvação amadurecida pela Igreja ao longo da História da Salvação.
Ele manda seus discípulos tomarem emprestado num povoado de
pobres, não um cavalo, mas um jumentinho. Na época o cavalo era montado pelos
reis, ricos, poderosos e militares. Os pobres andavam de jumento. Jesus tem
consciência que vai ser aclamado Rei dos pobres pelos pobres (cf. Mt 21,2-8).
A aclamação ao Rei dos pobres tem uma evolução de conceito.
Primeiro é aclamado como "Filho de Davi", isto é, um Rei no molde
libertador de Davi, consagrado e enviado a organizar e libertar o povo igual
fez Davi (cf. Mt 21,9).
Os pobres conheciam também a esperança de Jesus e o esperavam
por este dia, mas o povo da cidade de Jerusalém não. " Ao chegar e entrar
na cidade alvoroçou-se toda Jerusalém que perguntava: quem é este? E a multidão
[dos pobres] respondia: É Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia" (Mt
21,10-11).
Aqui os pobres já apresentam e anunciam Jesus como o PROFETA
e de Nazaré da Galiléia, isto é um profeta ao estilo dos revolucionário,
místicos e profeta como o intrépido e destemido João Batista.
Hosana significa até que em fim chegou o inevitável dia da
salvação e libertação dos pobres. E como Lucas destaca, se os pobres forem
calados e impedidos de anunciar e gritar Hosana à chegada do grande Dia do
Profeta as pedras gritarão (cf. Lc 19,40).
Baltazar
Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos
de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.
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