A Palavra de Deus em Família - 06/04/23 - João 13,1-15. Quinta-feira Santa.
Dia do Lava-pés. Dia da Eucaristia. Dia do Sacerdócio.
Todo mistério da redenção começa no dia do pecado. Quando o divisor (o diabo) se enrolou na árvore da vida e ofereceu o fruto, o sonho da vida eterna e da semelhança com Deus à Eva e Adão no jardim do Éden (cf. Gênesis 3,15.)
Por causa do pecado de Eva e Adão a árvore da vida no ser humano secou. Deus nos criou com seu sopro de vida. O pecado consistiu em querermos ser eternos sem Ele, competindo com Ele.
Agora Jesus constitui com sua Igreja a nova Árvore da Vida cujo os frutos da tão sonhada eternidade e semelhança com Deus é desejada.
Para que esta nova Árvore Comunitária, a Igreja (o Corpo de Cristo) dê frutos é necessário regá-la. E necessário haver servos que prestem esse serviço de humildade, isto é, de umidade, molhar a terra e fazer novo barro criador, redentor.
O maior servo de todos inicia o exemplo redentor. Ele mesmo se abaixa, se humilha, amarra o avental de servo na cintura e começa a regar o pé da nova Árvore da Vida, a Comunidade Eclesial. Ele começa a lavar os pés dos seus discípulos. E deu-nos o exemplo para que nós façamos o mesmo com o povo e dessa forma, sob a égide do mandamento do amor e a humildade, isto é, (umidade - gesto de regar os pés da árvore da vida como atitude e serviço dos servos) a felicidade e a vida eterna seja restabelecida, redima a humanidade de seu orgulho.
A nova Árvore da Vida, a Igreja, isto é, Jesus Cristo e seus discípulos somos plantados na humanidade para que possamos ir...e dar muitos frutos (cf. João 15,8.16).
Desta forma o sacerdócio, isto é, o ser servo em Cristo, não é um poder, mas um serviço ao povo de Deus, à humanidade.
É preciso que todos nós, qual o exemplo do Mestre, abaixemo-nos e molhemos os pés uns dos outros na humanidade humilde de servo para que a árvore da vida se torne Comunidade (Corpo de Cristo) e produza novamente a Eucaristia, o fruto, o pão da vida eterna e o novo sangue redentor..
Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário