sábado, 23 de dezembro de 2023

LUTAS SOCIAIS - EDIVALDO PEREIRA ROCHA. Sala da Cidadania e SMDH

TESTEMUNHO SOBRE CONFLITOS AGRÁRIOS com Pe. Ribamar Cavalcante – Referencial das Pastorais Sociais de Caxias – MA. Realidades mais gritantes, ninguém querendo ver, ser levar em consideração. Agir. Algumas situações são necessárias, “Eu vi os clamores de meu povo, eu desci para liberta-los”, estou presente, pode contar comigo... Se os representantes de Deus, somos nós, todos receberam o Espirito de Deus... Conflitos agrários... O que é pacificar um quilombo? São o título da paz e da terra. É ajudar na titularidade na terra é diferente da resistência. A triste realidade dos interesses, advogados e juízes filhos dos fazendeiros, dos ricos. Juízes com grande extensão de terras, vendendo terras para agronegócios. Eles têm poder político, poder militar, tem a estrutura do estado. Luta desigual. O que precisamos fazer? Os poderosos colocam a própria comunidade para brigar entre si... matam, ameaçam, desmatam. Quem somos nós? Lavradores, quilombolas, não tem letras, somos Igreja ou parte da Igreja. Gente da igreja fazendo gol contra. Somos pequena parcela da Igreja e devemos considerar e enfrentar a questão dos conflitos agrários. Somos uma força escondida, força em potencial, mas adormecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário